2ª Semana Eco-Escolas

A 2ª Semana Eco-Escolas da ESGT e ESTT decorreu de 20 a 22 de abril de 2022 e incluiu várias atividades alinhadas com a concretização dos ODS 3, 4, 11, 15 e 17.

Em parceria com o Município de Tomar e a Escola Secundária Santa Maria do Olival (ESSMO), realizou-se o EcoTrilho da Vala no dia 20/04/2022. Consistiu num percurso de cerca de 10 km com partida na ESSMO em direção ao Açude de Pedra, pela margem esquerda do rio em direção à estrada que dá acesso à ponte de Peniche, incluindo um circuito ecopatrimonial.

Em parceria com a Associação Sociocultural e Ambiental 30POR1LINHA realizou-se no dia 21/04/2022 a atividade "Aqui há aves" que consistiu na observação de aves nas zonas verdes do Campus do IPT de Tomar. Pode consultar a lista de espécies de aves encontradas aqui

E para além das aves tivemos também o privilégio de observar algumas espécies de orquídeas silvestres a encher de cor os jardins relvados do Campus do IPT de Tomar.

Orquídea piramidal ou Satirião menor (nome científico: Anacamptis pyramidalis)

Erva língua menor (nome científico: Serapias parviflora)

Erva abelha ou abelhinha (nome científico: Ophrys apifera)

O Dia Mundial da Terra (22/04/2022) foi comemorado com a plantação no jardim da Pérgula no Campus de Tomar de 4 espécies de plantas autóctones: Alecrim (Rosmarinus officinalis L.), Alfazema/Lavanda (Lavandula angustifólia Miller), Segurelha (Satureja hortensis L.) e Tomilho (Thymus L.).